1 min de leitura
Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Romualdo Wanderley completa um ano e meio com avanços estruturais e impacto social em Divinópolis

O Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) Romualdo Wanderley, em Divinópolis do Tocantins, coordenado pela servidora Dayny Wanderlei Pereira, chega a dezembro de 2025 completando um ano e meio de funcionamento marcado por avanços significativos na estrutura física, modernização do espaço e melhoria no atendimento ao público. Desde a inauguração, em 1º de junho de 2024, o equipamento social tem se consolidado como referência regional na promoção de ações voltadas ao fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

Com um amplo espaço físico, o novo prédio possibilitou melhores condições de trabalho aos servidores e um atendimento mais humanizado aos usuários do serviço. Antes da inauguração da atual sede, o SCFV funcionava em um imóvel locado na Avenida Divino Luiz Costa, no centro da cidade, com limitações estruturais que dificultavam a ampliação das atividades.

Ao longo de 2025, o prédio passou por importantes adequações e melhorias, como a cobertura do hall central, a identificação da fachada com letras em inox, a repintura geral do espaço e a implantação de sistema de ar-condicionado. As intervenções proporcionaram mais conforto térmico, organização e funcionalidade, refletindo diretamente na qualidade dos serviços prestados à população.

Entre os projetos em estudo pela gestão municipal, está a possibilidade de construção de uma piscina, que deverá ser utilizada em atividades voltadas especialmente para jovens e idosos, ampliando as ações socioeducativas e de lazer desenvolvidas no local.

O grupo da terceira idade atendido pelo SCFV Romualdo Wanderley tem se destacado pelo dinamismo e participação ativa, tornando-se um dos mais atuantes da região do Vale do Araguaia. 

Dayny Wanderlei é a coordenadora do SCFV Romualdo Wanderlei - Foto: Edsom Gilmar/Arquivo

As atividades desenvolvidas contribuem para o bem-estar, a socialização e a valorização da pessoa idosa. Além das ações do serviço de convivência, o prédio abriga a sede da Secretaria Municipal de Esporte e também a Associação Mães da Esperança, instituição que atende crianças com autismo, TDAH e outras condições, ampliando o alcance social do espaço.

A obra foi construída com recursos destinados pela ex-deputada federal Dulce Miranda (MDB), e homenageia o saudoso pioneiro de Divinópolis do Tocantins, Romualdo Gomes Wanderley, patriarca da tradicional família Wanderley no município.

Assim, ao completar neste dezembro de 2025, um ano e meio de atividades, o Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Romualdo Wanderley reafirma o papel fundamental na promoção de ações sociais, no fortalecimento dos vínculos entre crianças, adolescentes, idosos e famílias, sendo um importante instrumento da política pública vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social.

Reportagem: Edsom Gilmar/Portal Caiapó Notícias – Foto: Edsom Gilmar