Na manhã desta segunda-feira, 30 de junho de 2025, o Centro de Convenções Og Sá Silveira, no centro de Marianópolis do Tocantins, foi realizada a 11ª Conferência Municipal de Assistência Social. O evento foi promovido pela Prefeitura Municipal, sob a gestão do prefeito Saulo Barbosa (PDT), em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), reunindo representantes do governo, sociedade civil, trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e usuários dos serviços socioassistenciais.
A conferência teve como tema central “20 anos do Suas: Construção, Proteção Social e Resistência”, e promoveu debates fundamentais sobre os rumos das políticas públicas voltadas à assistência social no município. A programação contou com apresentações culturais de crianças atendidas pelo projeto Acolher, palestra magna, formação de grupos temáticos e deliberação de propostas que visam fortalecer a rede de proteção social local.
Durante o evento, foram eleitos os delegados que representarão Marianópolis na etapa estadual da conferência, marcada para ocorrer entre os dias 11 de agosto e 17 de outubro. A etapa nacional está prevista para acontecer de 6 a 9 de dezembro, em Brasília, promovida pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) e o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
Presente na conferência, a primeira-dama e secretária municipal de Assistência Social, Sônia Oliveira, destacou os avanços da pasta no município. “Temos atuado com firmeza para garantir políticas públicas que promovam a qualidade de vida das famílias, sobretudo das mais vulneráveis. A conferência é um momento essencial de escuta, reflexão e construção coletiva”, afirmou auxiliar.
Também esteve presente a assistente social Eliane Carvalho, o vereador Luiz Jhonathan (UB), entre outros profissionais e lideranças comunitárias.
Além das etapas oficiais, a 14ª Conferência contará ainda com as chamadas Conferências Livres Nacionais, que ocorrem até 17 de outubro. Esses encontros são espaços autogestionados que permitem a participação de movimentos sociais, entidades, usuários e trabalhadores da assistência social.
Em uma iniciativa inédita, o CNAS instituiu, por meio da Resolução nº 187/2025, a obrigatoriedade de cotas de no mínimo 30% na eleição de delegados, assegurando a representatividade de grupos historicamente marginalizados, como pessoas negras, LGBTQIAPN+, com deficiência, indígenas, quilombolas, ribeirinhos e em situação de rua, entre outros.
A 11ª Conferência Municipal reafirma a importância da participação democrática e do diálogo social para o fortalecimento do SUAS, celebrando suas duas décadas de existência e renovando o compromisso com a justiça social e a inclusão em Marianópolis.
Sonia Oliveira, esteve no evento - Foto: Ascom/Divulgação
Marianópolis realiza 11ª Conferência Municipal de Assistência Social com ampla participação popular e foco na proteção social
Grupo apresentou proposta e elegeu os delegados que representará Marianópolis na Conferência Estadual - Foto: Ascom/Divulgação
Reportagem: Edsom Gilmar/Portal Caiapó Notícias – Foto: Divulgação