2 min de leitura
Monte Santo do Tocantins  regulamenta escolas municipais que estavam pendentes desde 1987

Na manhã desta segunda-feira 14 de abril de 2025, a Secretaria Municipal de Educação de Monte Santo do Tocantins oficializou um marco histórico para o sistema educacional do município: a regulamentação das escolas municipais, após décadas de espera. 

A cerimônia aconteceu na sede da pasta, no distrito de Campina Verde, e contou com a assinatura do documento pelo secretário municipal de Educação, Pablo Martins, e pela presidente do Conselho Municipal de Educação, Karina de Jesus de Sousa Silva Rodrigues.

Segundo informações da Secretaria, desde 1987 as unidades escolares do município funcionavam sem a devida regularização, o que comprometia a estabilidade e a qualidade da educação ofertada. Quase três décadas depois, as unidades agora estão regularizadas. A vereadora professora Bruna (UB), também participou do evento. 

“Desde o dia que eu entrei, eu corri atrás disso aqui. Estamos trabalhando em equipe, todo mundo abraçou a causa e não tivemos nenhum empecilho. A prioridade é o ensino dos nossos alunos”, destacou o secretário Pablo Martins, que também reforçou o bom clima entre os gestores da educação: “o clima é tranquilo, não quero impor que seja daquele jeito, não vou impor nada, eu prezo pela legalidade”, salientou o auxiliar.

A prefeita Enfermeira Nezita (UB) também participou do ato e fez questão de ressaltar os avanços que estão sendo feitos no setor. “Antes, havia instabilidade nas unidades escolares. Estamos tomando medidas para garantir uma educação estável e de qualidade”, afirmou a gestora, reforçando o compromisso com a equidade no sistema educacional: “não terá dois pesos e duas medidas”, enfatizou a gestora.

Confiante com os novos rumos da educação municipal, a prefeita concluiu: “Estou vendo que a coisa está dando certo e vai funcionar. Eu sempre gostei do ‘preto no branco’”, disse a líder unista.

A regulamentação das escolas, segundo a era Nezita, representa um passo decisivo para garantir direitos, investimentos e segurança jurídica à comunidade escolar de Monte Santo do Tocantins, consolidando uma nova fase na história educacional do município.

Prefeita Nezita destacou o empenho da equipe do Ensino Público para a regularização das escolas municipais - Foto: Ascom/Divulgação

Documentação foi apresentada na reunião na sede da Educação, no distrito de Campina Verde - Foto: Edsom Gilmar/Portal Caiapó Notícias

Sede da pasta da Educação, onde foi assinado o documento - Foto: Edsom Gilmar/Caiapó Notícias 

Reportagem: Edsom Gilmar  / Foto: Edsom Gilmar