1 min de leitura
O Município de Marianópolis do Tocantins esteve presente na V Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa

Evento esse realizado nesta sexta-feira, 26 de setembro de 2025, que serviu para debater e propor políticas públicas voltadas à população idosa, com o objetivo de garantir direitos, dignidade e participação social, ocorre na Escola Estadual Elisângela Glória Cardoso, na capital Palmas.

Com a temática Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação, reunindo representantes de conselhos municipais, estaduais e da sociedade civi, a reparação para a 6ª Conferência Nacional, onde será realizada em dezembro de 2025. A iniciativa é promovida em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (Cedipi), vinculado à Seciju. 

Durante o encontro, foram debatidos cinco eixos temáticos, entre eles o fortalecimento de políticas de proteção à vida e o papel dos conselhos de direitos. Ao final, 10 delegados (cinco da sociedade civil e cinco do poder público) serão escolhidos para representar o Tocantins na Conferência Nacional, em Brasília/DF, onde defenderão as propostas aprovadas para inclusão no plano federal.

Estiveram presentes represando o município de Marianópolis do Tocantins, a Subsecretaria de Assistência Social Leurene da Glória e os delegados eleitos na convenção município José de Abre e Maria da Glória Dias, que contaram com o apoio da gestão municipal, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Grupo de Marianópolis esteve presente no evento confenrencista - Foto: Ascom/Divulgação 

Reportagem: Edsom Gilmar/Portal Caiapó Notícias – Foto: Ascom/Divulgação