
A primeira-dama e Secretária Municipal de Assistência Social de Marianópolis do Tocantins, Sônia Oliveira, participou nesta quarta-feira (12) da 171ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite do Tocantins (CIB/TO), realizada no auditório do Palácio Araguaia, em Palmas. O encontro reuniu gestores, técnicos e representantes municipais da área da Assistência Social de todo o estado.
Sônia esteve acompanhada da subsecretária e assistente social Laurence e da coordenadora do CRAS, senhora Elia, representando a equipe da Assistência Social de Marianópolis.
A reunião da CIB, organizada pela Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), contou com a presença de mais de 250 participantes e teve como pauta central a discussão de demandas conjuntas entre municípios e o governo estadual sobre o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Segundo a primeira-dama Sônia Oliveira, o evento foi de extrema relevância para o aperfeiçoamento técnico e estratégico da equipe municipal: “A participação nesse encontro reforça nosso compromisso com a melhoria contínua dos serviços ofertados à população. A CIB é um espaço democrático de pactuação e aprendizado que fortalece o trabalho dos municípios na execução das políticas públicas”, afirmou.
Ela ressaltou ainda que o momento está alinhado ao que defende o prefeito Saulo Barbosa (PDT), quanto à necessidade de ampliar políticas públicas voltadas à comunidade e de aprimorar a aplicação dos recursos da Assistência Social.
Durante a reunião, foram apresentadas experiências de sucesso, como a Cartilha “Guia de Serviços e Programas da Assistência Social de Araguaína”, elogiada pela secretária estadual da Setas, Ana Carina Souto, por otimizar tempo e recursos públicos e servir de referência a outros municípios tocantinenses.
Entre as pautas da Setas, destacaram-se duas importantes deliberações: Repasse de cofinanciamento de Benefícios Eventuais ao município de Sandolândia, aprovado após a regularização da documentação;
Alteração do artigo 11 da Portaria SETAS nº 76/2023, que trata sobre prazos e critérios para continuidade ou suspensão de repasses financeiros aos municípios.
A primeira-dama Sônia Oliveira destacou que a presença de Marianópolis na CIB reafirma o comprometimento da gestão municipal com o fortalecimento da rede socioassistencial e com o diálogo permanente entre os entes federativos para aprimorar o atendimento à população.
Reportagem: Edsom Gilmar/Portal Caiapó Notícias – Foto: Ascom/Divulgação