
A secretária municipal de Assistência Social e primeira-dama de Marianópolis do Tocantins, Sônia Oliveira, participou, no dia 16 de outubro de 2025, da 15ª Conferência Estadual de Assistência Social, realizada em Palmas (TO). O evento reuniu representantes de todos os municípios tocantinenses para discutir o fortalecimento das políticas públicas voltadas à proteção social.
Durante a participação no evento conferenciasta, Sônia Oliveira reforçou o compromisso constitucional da gestão municipal em promover o fortalecimento das políticas públicas de Assistência Social em Marianópolis e atender com responsabilidade e sensibilidade as demandas da pasta, reafirmando a importância do diálogo permanente com a população.
Ao todo, 453 participantes — entre gestores, trabalhadores, usuários e entidades da rede socioassistencial — contribuíram com debates, avaliações e deliberações que vão nortear as ações do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nos próximos anos. Dentre os 211 delegados inscritos, 60 representavam a sociedade civil e 151 o governo.
A secretária de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, Ana Carina Souto, destacou o engajamento coletivo dos participantes: “Esta conferência reafirma a força do SUAS no Tocantins. Ver gestores, trabalhadores e usuários reunidos em um único propósito é a prova de que estamos no caminho certo, construindo políticas de forma democrática”, afirmou.

Plenária elegeu 42 delegados para representar o Tocantins na etapa nacional - Foto: Carlessandro Souza/Governo do Tocantins
Na plenária final, foram aprovadas 15 propostas, sendo dez direcionadas ao Estado e cinco à União, que comporão o documento-base do Tocantins para o debate nacional.
Homenagens e debates
O segundo dia do evento foi marcado por uma homenagem aos 20 anos do SUAS, reconhecendo sua trajetória na promoção de direitos e na proteção social no país. A superintendente de Desenvolvimento Social da Setas, Luzia América Gama de Lima, apresentou o Balanço do SUAS Tocantins, destacando avanços e desafios no fortalecimento da rede socioassistencial.
Os participantes também vivenciaram o Momento Conferir, conduzido pelo conselheiro estadual Amilson Rodrigues da Silva, que propôs uma análise das propostas aprovadas em 2023 e a verificação das ações executadas desde então.
Com a eleição dos novos delegados e a aprovação das proposições, o Tocantins encerrou a etapa estadual reafirmando o compromisso com a participação social e o fortalecimento do SUAS, em defesa dos direitos socioassistenciais e da construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
Reportagem: Edsom Gilmar/Porta Caiapó Notícias – Foto: Ascom/Divulgação