2 min de leitura
Academia de Letras de Divinópolis do Tocantins - TO, volta à pauta de várias discussões

Ao se aproximar do dia 23 de setembro de 2025, data em que se comemora a fundação da Academia de Letras de Divinópolis do Tocantins, ALD, pelos expoentes da literatura divinopolitana, Luciano Moreira, Toni Ferreira e César Lustosa, a entidade está voltada para a consolidação do regimento interno, priorizando os pratas da casa, (fundadores e pioneiros de Divinópolis), entre os quais irão nomear as Cadeiras Honoríferas, tanto com nomes de  pessoas pioneiras vivas, quanto aquelas in memoriam, como forma de valorização e um elo conectivo de ligação por meio dos familiares homenageados e os Titulares dos Assentos. 

Patronos e Patronesses da Academia de Letras de Divinópolis, são pioneiros na história peculiar da cidade em franco desenvolvimento da região do Vale do Araguaia. Com isso, surge a meticulosa escolha do presidente Luciano Moreira, presidente, e Toni Ferreira, vice-presidente, no âmbito de fortalecer a mais nova Casa das Letras, oriunda de inúmeras pelejas e sonhos. 

Sua futura instalação também é outra meta primordial para o segundo semestre, além do requerimento através de ofício para torná-la como  Utilidade Pública nas esferas municipal, estadual e federal, pois desta forma avançaremos para sua atribuição como zeladora do patrimônio literocultural, o resguardo da memória dos seus ascendentes Literários entre outras temáticas, frisou Moreira. 

Confiantes no seu enaltecimento popular, a confraria está bastante motivada e imbuída na construção de um novo capítulo inerente ao campo da arte escrita em Divinópolis do Tocantins. Stella Maris Rosselet, Suely Rocha, Antônio Lacerda, Abraão Lima, Luciano Moreira, Toni Ferreira e César Lustosa, pares que se intitulam em Membros, estão convictos de que, juntos, serão mais atuantes em todos os aspectos. 

O selo da Academia de Letras de Divinópolis do Tocantins, estampado nas contra-capas das obras de seus integrantes, dá outra visibilidade ainda maior a sua nomenclatura e este artigo compõem o regimento interno da instituição. Além da série de palestras intituladas "Conhecendo a Academia de Letras de Divinópolis, ALD", que acontecerá entre os dias 16 a 26/09 em parceria com o Poder Executivo e Legislativo, secretaria municipal de educação e escolas estaduais.

Escritores ostentam o livro Divinópolis do Tocantins, Seu Passado e seus Progressos - Foto: Edsom Gilmar/Arquivo

Cultura tem sido o forte da ALD - Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação 

Reportagem: Edsom Gilmar/Portal Caiapó Notícias – Foto: Arquivo Pessoal