2 min de leitura
MAIOR SÃO JOÃO DO VALE DO ARAGUAIA ENCERRA MOVIMENTANDO FÉ, CULTURA, COMÉRCIO LOCAL E SUCESSO DAS APRESENTAÇÕES EM DOIS IRMÃOS

Chegou ao fim neste domingo, 29 de junho, o Festejo de São João Batista 2025, em Dois Irmãos do Tocantins, consagrado como o maior São João já realizado na história do município e um dos mais expressivos de todo o estado. Promovido pela Prefeitura Municipal, na gestão do prefeito Irmão Geciran Saraiva (UB), o evento reuniu milhares de fâs ao longo de seis dias de intensa programação cultural, religiosa e musical.

O palco principal da festa, montado na Praça Pública da cidade, ganhou o nome de Vila São João, e encantou pela estrutura moderna, segura e acolhedora, preparada para receber moradores locais, turistas e fãs da cultura junina de diversas regiões do Tocantins e do Vale do Araguaia.

Entre as atrações de renome nacional, destacaram-se os shows de Eduardo Costa, Glemerson Lima, Aldir e Rosimar, Renildo Alves, Pegada de Luxo, Ricardo & Thiago, além de diversos talentos regionais como Ulisses Lima, Forró de Elite, Chicote de Luxo, Zé Montelo, entre outros.

A programação iniciou no dia 24 com missa e apresentação de show católico e seguiu com torneio de quadrilhas, apresentações musicais, DJs e muito forró até a grande noite de encerramento no domingo (29), com os shows de Pegada de Luxo, Ricardo & Thiago e Ney Rodrigues.

Para o prefeito Irmão Geciran, o festival superou todas as expectativas. “Foi o maior São João que nosso município já viu. Um evento que celebrou nossa fé, nossa cultura e principalmente gerou emprego, renda e movimentou toda a economia local”, comemorou o gestor.

De fato, o impacto econômico foi um dos grandes destaques do evento. Bares, restaurantes, lanchonetes, hotéis, postos de combustível e o comércio de roupas e acessórios juninos registraram forte aquecimento nas vendas. “Foi uma oportunidade para os pequenos empreendedores lucrarem e se fortalecerem durante o período junino”, enfatizou a Secretaria Municipal de Assistência Social, Rosinauria Saraiva, uma das responsáveis pela organização.

Além do aspecto cultural, o festival também promoveu valorização da fé popular com celebrações religiosas, reforçando a figura de São João Batista como padroeiro da festa, e a integração comunitária por meio das danças, quadrilhas e atrações para todas as idades.

A realização do evento contou com apoio do Governo do Tocantins, Gabinete de Cultura, Secretaria Municipal de Assistência Social, além dos mandatos do deputado estadual Jair Farias e do deputado federal Luciano Oliveira, e da Câmara Municipal de Vereadores.

O Festejo São João Batista 2025 foi mais que uma festa – foi um marco de desenvolvimento social, cultural e econômico para Dois Irmãos do Tocantins e, como destacou a organização, “um encerramento histórico que entra para o calendário oficial de eventos do estado”.

Entrada gratuita, cultura acessível e valorização das tradições: o São João 2025 deixa saudades e o sentimento de missão cumprida!.

Geciran, Rosinauria e Mel posa para foto com o canto Wglemerson Lima - Foto: Edsom Gilmar

Fãs estiveram na Vila São João acompanhando as apresentações - Foto: Edsom Gilmar

Reportagem: Edsom Gilmar/Portal Caiapó Notícias – Foto: Edsom Gilmar