Na manhã desta quinta-feira, dia 24 de abril de 2025, às 9:00hs, o escritor paraisense Imortal da Academia de Letras de Paraíso do Tocantins, participou na abertura do "Cantinho da Leitura, num bate papo literário bem descontraído, que aconteceu na Biblioteca Municipal Cora Coralina, com a presença dos alunos da Escola Municipal Irmã Julita, localizada no Setor Oeste de Paraíso do Tocantins.
Na oportunidade, o sanfoneiro Mauro Zaca, fez alguns soldados na sanfona e arrancou muitos aplausos da numerosa plateia mirim.
Em seguida, a Secretária Municipal de Turismo, Lazer e Cultura, Patrícia do Nascimento, abriu o Cantinho da Leitura, ressaltando a importância da parceria entre as escolas e os escritores regionais para fomentar ainda mais o incentivo a leitura, com o aval do prefeito Celso Morais (MDB), que se encontra em Brasília, tratando de assuntos particulares inerentes a gestão.
Outro ponto destacado pela gerente da pasta, foi a continuidade deste intercâmbio entre a Academia de Letras de Paraíso do Tocantins e o poder público em ações propagadoras de conhecimento. A biblioteconomista, Rose Meire Fonseca, responsável pelo acervo do Cora Coralina, reforçou o convite aos alunos e professores da rede municipal para estarem sempre buscando a companhia dos livros à disposição da comunidade local.
Belchior Bernardo Leite (presidente do Conselho de Cultura) e Fernando Rios, diretor do Teatro Municipal, contribuíram com suas presenças ilustres. Toni Ferreira, que autografou livros, recitou poesias, narrando sua trajetória e foi muito indagado sobre o fazer poético, achou de suma necessidade acontecimentos como estes que vão de encontro ao alunado, e a interação com os alunos primários da Escola Irmã Julita, ficará registrada nas mentes e nos corações dos pequenos leitores, os quais se entusiasmaram bastante com alguns poemas, e também recitaram as poesias do livro Meu Semblante, de autoria do poeta Araguaiano.
Ao finalizar o evento em alusão ao Dia Mundial do Livro, Toni Ferreira, agradeceu a todos em nome das professoras, à frente deste desafio incessante de criar os novos críticos da literatura.
Reportagem: Assessoria / Foto: Arquivo Pessoal