Nesta manhã, 05 de setembro de 2025, quinta-feira, às 9:hs, no Palácio José Edilson Ferreira do Nascimento, o poeta ticantinebse Toni Ferreira, foi recebido pelo presidente da augusta Casa de Leis, professor Ozias Teles (MDB), e o vereador Jorge Duas (UB), que descontraídos discorreram sobre vários assuntos pertinentes a cultura do município, entre eles, a pauta se concentrou na breve implantação da Academia de Letras de Divinópolis do Tocantins, ALD, que completará 05 anos de existência em 23 de setembro de 2025.
Toni Ferreira, representando o presidente da ALD, Luciano Moreira, ficou bastante otimista ao ouvir as propostas do amigo Ozias Teles, que não medirá esforços contínuos para alavancar um local em regime de urgência, afim de que, a Academia Divinopolitana, possa elevar ainda mais a classe, além de poder contribuir com suas múltiplas atribuições, como por exemplo, palestrar nas escolas municipais e estaduais, catalogar e preservar todo e qualquer patrimônio relacionado a história do município, difundir ações voltadas ao fomento da produção literária, saraus, certames poéticos abertos a sociedade e por fim, ter uma sede adequada para o seu funcionamento mensal.
Para o Presidente em exercício, professor Ozias Teles, é viável a curto prazo ver a nossa Academia de Letras de Divinópolis do Tocantins, funcionar dentro dos trâmites legais e vigentes, sendo apoiada pelo legislativo local. Jorge Dias, que representou a legenda do União Brasil, se posicionou a favor desta aliança entre a instituição e o poder legislativo para agregar valores culturais, hipotecando sua postura atuante.
O alinhamento de outras temáticas também foram postos à mesa diretora, mas, o foco principal do encontro entre o escritor e os parlamentares, foi a necessidade funcional da Academia. Com isso, Divinópolis do Tocantins ganha mais notabilidade e o reconhecimento do Estado, se juntando às demais Academias de Letras exustentes.
Reportagem: Edsom Gilmar/Portal Caiapó Notícias – Foto: Arquivo Pessoal