A reunião com os expositores do Festival do Buriti aconteceu nesta terça-feira (04), no auditório do Centro Cultural Senador João Ribeiro, no centro de Divinópolis do Tocantins, reunindo especialistas, produtores e autoridades para debater a valorização do buriti e dos frutos do Cerrado.
A prefeitura de Divinópolis do Tocantins é uma das principais parceras do evento. Durante o evento, foram apresentadas três palestras técnicas, incluindo uma conduzida pela engenheira Marta Barbosa, da Secretaria Estadual de Agricultura do Tocantins.
Os palestrantes Florisvado de Sousa e Patrícia Amaral também compartilharam conhecimentos sobre o potencial econômico e sustentável do buriti. A vice-presidente da Ama Cantão, Maria do Socorro, destacou a riqueza dos frutos do Cerrado e sua importância para a economia local e a saúde. "Tudo que tem no Cerrado eu já fiz. O Cerrado é super rico, é nossa medicina", afirmou, reforçando a necessidade de preservação e uso sustentável dos recursos naturais.
Vice-Presidente da Ama Cantão, Maria do Socorro - Foto: Edsom Gilmar
O encontro também contou com a presença de diversas autoridades, como Madalena Rodrigues (secretária de Indústria e Comércio), Joelma Dias (Mulher), Larissa Fátima Emiliano (Meio Ambiente), Wekslane Dias Benício (Cultura) e Karina Adorno (Agricultura), demonstrando o interesse do poder público em apoiar iniciativas agroextrativistas.
Ao todo, o Festival do Buriti contará com 18 estandes na Feira Agroextrativista, proporcionando aos visitantes a oportunidade de conhecer produtos derivados do buriti e outros frutos nativos do Cerrado. O evento reforça a importância da pesquisa e da valorização da biodiversidade local como fonte de renda e desenvolvimento sustentável.
Florisvaldo e a Secretária de Industria e Comércio, Madalena Rodrigues, são visto durante o evento - Foto: Edsom Gilmar
Engenheira Marta Barbosa, proferiu palestra na reunião com os Expositores - Foto: Edsom Gilmar
Reportagem: Edsom Gilmar / Foto: Edsom Gilmar