2 min de leitura
Prefeito e Vereadores de Caseara avançam em negociações com Gilberto Moraes para implantações do Sicoob no município

Na última reunião realizada nesta quinta-feira, 06 de março de 2025, em Marianópolis do Tocantins, vereadores de Caseara, se reuniram com o presidente da Cooperativa Sicoob Tocantins, Gilberto Moraes, para discutir a implantação de um escritório da cooperativa no município. 

O encontro contou com a participação dos vereadores Marcos da Valdeci (PDT), Gilvan do Felício, Casula da Saúde e Divino da Calmir, presidente Suair Mariano de Melo (SD), além do prefeito de Caseara, Marcos do Chico (SD), que também está empenhado nas tratativas. As negociações para a instalação do escritório, que futuramente deverá se tornar uma agência do Sicoob Tocantins, estão avançadas. 

Segundo o vereador Marcos da Valdeci, o compromisso da cooperativa com Caseara foi reafirmado por Gilberto Moraes e o senhor Simón, com a previsão de que a agência seja concretizada ainda este ano. "aonde é reafirmou o compromisso do Sicoob através do Gilberto Moraes e Simón, levar a agência para Caseara ainda este ano", informou o parlamentar. 

Autoridades políticas estiveram presentes no evento - Foto: Ascom/Divulgação 

O município há anos luta pela implantação de uma instituição financeira que atenda às demandas locais. Para a classe política e os moradores, a chegada do Sicoob representa um importante impulso para a economia do município e do Vale do Araguaia, beneficiando o agronegócio, a agricultura familiar, o comércio local e o funcionalismo público, além de gerar novas oportunidades de emprego e renda. 

O presidente do Sicoob Tocantins, Gilberto Moraes, destacou que já foram realizados avanços significativos para viabilizar o projeto. Entre as medidas, a prefeitura de Caseara abrirá uma conta institucional na cooperativa, destinando os depósitos das secretarias municipais e consignados dos servidores públicos para o Sicoob. A Câmara Municipal também já formalizou a conta na instituição. 

O presidente Sicoob senhor Gilberto Moraes conversou com a reportagem do portal Caiapó Notícias e comentou sobre as negociações. "lá estava os vereadores de Marianópolis os vereadores de Caseara, presidente Suair Câmara de Caseara, o presidente Valmir da Câmara de Marianópolis o prefeito Saulo Barbosa (PDT) de Marianópolis o prefeito Marco do Chico (SD). Com relação a Caseara é abertura da conta da prefeitura com todos os depósitos da secretaria consignado para os servidores públicos municipais Prefeito vice-prefeito Vereador já foi feito conta corrente da Câmara Municipalis. Instalar um escritório de negócio com gerente, com atendente, com caixa eletrônico lá em Caseara com a ajuda do prefeito, prefeito doando o prédio e a gente fazer o Sicoob chegar no município e a gente trabalhar até esse escritório maturar para se transformar numa agência mas, o escritório já vai fazer tudo com a agência faz só vai ter o nome diferente mas, foi muito interessante o almoço e como eu já disse à noite cinco vereadores de casa os vereadores de Maria também estava no evento da pré Assembleia foi muito interessante foi muito interessante estamos  marcando uma grande parceria tanto com Marianópolis, como Caseara", enfatizou o executivo. 

A proposta inicial prevê a instalação de um escritório de negócios em Caseara, com gerente, atendente e caixa eletrônico, viabilizado com o apoio da prefeitura, que disponibilizará um prédio para funcionamento. Esse escritório já oferecerá os mesmos serviços de uma agência bancária, mas com a perspectiva de crescimento até alcançar o status de agência oficial do Sicoob na cidade. 

Durante o encontro, que contou também com a presença dos vereadores e prefeitos de Marianópolis e Caseara, Gilberto Moraes reforçou o compromisso da cooperativa em fortalecer a parceria com os dois municípios. 

Com essa iniciativa, Caseara se aproxima de um grande avanço econômico, com a expectativa de que o Sicoob se torne um dos principais motores do desenvolvimento local, contribuindo para a redução das desigualdades sociais e o fortalecimento financeiro da região.

Reportagem: Edsom Gilmar com informações da Assessoria / Foto: Ascom/Divulgação