2 min de leitura
Secretaria Municipal de Turismo de Divinópolis apresenta pesquisa sobre aumento no comércio local durante o Festival do Buriti

A Secretaria Municipal de Turismo de Divinópolis do Tocantins apresentou, nesta quarta-feira, 19 de fevereiro 2025, uma pesquisa técnico-científica que analisou o impacto econômico do Festival do Buriti, realizado nos dias 13 e 14 de fevereiro. 

O estudo revelou um aumento significativo na movimentação comercial da cidade durante o evento, beneficiando hotéis, restaurantes e outros estabelecimentos. 

A feira foi considerada um sucesso devido à alta movimentação financeira, ao apoio do poder público, à participação da sociedade organizada e à ampla visibilidade midiática. 

Comércio local registra crescimento expressivo  

A coordenadora do Turismo, que esteve na linha de frente da pesquisa, Adrielly Feitosa, detalhou os resultados do levantamento, destacando o crescimento nas vendas e no fluxo de clientes nos estabelecimentos gastronômicos da cidade. "Houve uma movimentação muito positiva. A Churrascaria Araújo registrou um aumento de 75% no fluxo de clientes, o Restaurante Panela de Barro teve 80%, e o Restaurante Fogão a Lenha atingiu 90%. Foi um impacto muito bom para o comércio local", comemorou a coordenadora. 

A pesquisa foi realizada por meio de visitas a hotéis e restaurantes que fazem parte da rota turística do município, incluindo o Hotel Central, Hotel Goiano, Hotel Ipê e Hotel do Buriti, além de restaurantes como Churrascaria Araújo, Restaurante Panela de Barro, Restaurante Fogão a Lenha e Cheiro Verde.

Classe política esteve presente no Festival do Buriti - Foto: Edsom Gilmar

Empresários comemoram resultados 

Os empreendedores locais confirmaram o impacto positivo do festival. Dona Eliana do Gão, proprietária do restaurante Fogão a Lenha, no Alto Serra no setor Fernandinho, celebrou o aumento no movimento. "O restaurante ficou cheio, recebemos muitas pessoas de fora. Foi um crescimento de 90%, algo muito importante para o município", disse a empresária. 

Já o jovem empresário Gabriel Marques, do Hotel Central, localizado na Avenida Codespar, no centro da cidade, também destacou o bom desempenho durante o evento. "Tivemos um aumento de 60% a 70% na ocupação dos quartos, graças ao festival. Foi uma semana muito positiva para o hotel", avaliou o jovem empreendedor. 

Apoio da gestão municipal 

A secretária municipal de Turismo, Carolina Soares (Carol), tem ressaltado que a pasta conta com o total apoio político, institucional e moral do prefeito Flavão (UB). Segundo a auxiliar, o incentivo da administração municipal foi fundamental para o sucesso do Festival do Buriti e para o fortalecimento da economia local. 

O levantamento reforça a importância do festival para o desenvolvimento turístico e econômico de Divinópolis do Tocantins e Vale do Araguaia, consolidando o evento como um dos principais atrativos do município.

Coordenadora Adrielly Feitosa ouviu empresários de Divinópolis do Tocantins - Foto: Reprodução

Reportagem: Edsom Gilmar com informações da Assessoria / Foto: Edsom Gilmar