2 min de leitura
Escola Isabel Carlos Wanderley celebra o Dia da Consciência Negra com evento educativo e interação cultural em Divinópolis do Tocantins

Na manhã desta terça-feira, 18 de novembro de 2025, a Quadra Poliesportiva Maria Alice, da Escola Municipal Isabel Carlos Wanderley, no setor Fernandinho, foi realizada a celebração alusiva ao Dia Nacional da Consciência Negra. O evento reuniu alunos, professores, autoridades e membros da comunidade em uma atividade que reforçou valores de respeito, identidade e combate ao preconceito racial.

A homenageada central do encontro foi a moradora local Dona Joaninha, figura querida e conhecida pela comunidade, que se tornou personagem protagonista do evento. Em um diálogo aberto e acolhedor, ela respondeu perguntas feitas pelas crianças — curiosidades sobre o estilo de vida, história e, especialmente, o fato de andar sempre descalça pela cidade. A interação despertou empatia e compreensão entre os estudantes, que puderam conhecer de perto elementos da cultura e da vivência da população negra.

Segundo a professora Lade Anne, a atividade foi essencial para promover acolhimento e respeito: “O evento serviu para que as crianças manifestassem carinho e reconhecimento por Dona Joaninha. Foi um momento de aprendizado profundo sobre valorização e empatia”, destacou a educadora.

Lady Anne, que atua na Jornada Estendida da escola., informou a reportagem do Portal Caiapó Notícias, que a iniciativa de convidar a pioneira, partiu dela Lady e foi ampla aceitação pelos alunos. A profissional do ensino público, destacou a alegria em proporcionar esse encontro: “Tive o prazer de trazer Dona Joaninha, uma figura ilustre. As crianças puderam tocar sua pele, ouvir suas histórias, sorrir com ela e tirar dúvidas. Me perguntaram por que ela anda descalça, e isso abriu espaço para conversarmos sobre identidade, cultura e o protagonismo negro na escola”, salientou.

O evento também contou com a presença de diversas autoridades locais, entre elas o presidente da Câmara Municipal, Professor Osias (MDB), o vereador Valdir Van da Silva (PT), além de representantes da Segurança Pública, do Poder Judiciário e de entidades da sociedade civil organizada. A participação expressiva reforçou a importância do tema e o compromisso do município com ações educativas que promovem igualdade racial.

Encerrando a programação, educadores destacaram que a celebração da Consciência Negra é um compromisso permanente da escola, que busca, por meio de atividades práticas e afetivas, construir uma sociedade mais justa, plural e respeitosa.

Professora Laydiane Barbosa esteve com os alunos da unidade escolar - Foto: Arquivo Pessoal

Convidados sentaram na Mesa de Honra - Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação 

Conciência Negra foi tema educativo na Escola Municipal Isabel Carlos Wandereley, em Divinópolis do Tocantins - Foto: Ascom/Divulgação 

Reportagem: Edsom Gilmar/Portal Caiapó Notícias – Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação