2 min de leitura
Repercusão Nacional: Globo, Band, Metrópoles, e até Léo Dias reproduz vídeo de Sara Almeida; Ministro Camilo do Governo Lula felicitou Sara em videoconferência

Um vídeo simples, gravado dentro de um supermercado no interior do Tocantins, mais precisamente em Divinópolis, ganhou o coração do Brasil. A protagonista é Sara de Almeida, uma jovem de origem das classes menos favorecidas, que emocionou milhões de pessoas ao anunciar, no dia 1º de março de 2025, que havia sido aprovada com bolsa integral pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), do Governo Federal. 

A cena tocante mostra Sara invadindo o caixa onde sua mãe, Shirley de Almeida, trabalha como operadora há mais de uma década. Com os braços e o rosto pintados com o nome do curso — Fisioterapia —, a estudante corre e abraça a mãe, em prantos, em uma mistura de alívio, conquista e felicidade. O vídeo foi gravado por colegas e rapidamente tomou proporções inesperadas.

O conteúdo viralizou nas redes sociais, ultrapassando 12 milhões de visualizações no TikTok e somando números impressionantes em outras plataformas: quase 10 milhões nas redes ligadas ao colunista Léo Dias, cerca de 3 milhões no portal G1, além de repercussão nacional em veículos como a Rede Globo de Televisão, Band, Metrópoles e outros veiculos de comunicação/Jornalismo. 

O impacto foi tão grande que, nesta quarta-feira, 16 de julho de 2025, Sara e sua mãe foram entrevistadas no programa “Encontro”, da TV Globo. Em vídeoconferência o ministro da Educação do Governo Lula, Camilo Santana, se congratulou a jovem divinópolitana, e reforçar a importância do Prouni como ferramenta de inclusão social e transformação de vidas. Santana, relembrou a agora famosa, que o Prouni faz 20 anos, que foi implantado, no primeiro mandato do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

Contudo, um dia após o vídeo viralizar, no dia 2 de março, o portal Caiapó Notícias tentou, sem sucesso, contato com Sara para uma entrevista exclusiva, po´rem a estudante não atendeu o pedido da editoria do portal que cobre o Vale do Aragauia.

Uma história de luta e superação

Sara nasceu e cresceu em Divinópolis do Tocantins, sendo educada pela mãe e pelos avós, em um lar simples, mas repleto de amor e incentivo à educação. Em 2023, ainda cursando o 2º ano do ensino médio, ela prestou o Enem como “treineira”. Já em 2024, fez a prova com intenção real de ingresso no ensino superior — e conseguiu.

Ela foi aprovada para o curso de Fisioterapia na Faculdade Serra do Carmo (FASEC), em Palmas, com 100% de bolsa do Prouni. O curso, com duração de cinco anos, teria um custo total superior a R$ 66 mil sem a bolsa. “Eu pensei em desistir. Principalmente depois que perdi meu bisavô, que era como um pai pra mim. Meu rendimento caiu, minha motivação desapareceu. Mas com o apoio da minha mãe e da minha família, consegui retomar a força e seguir em frente”, relembrou Sara, durante entrevista no programa da TV Globo.

O vídeo da comemoração, mais do que um viral, tornou-se símbolo da esperança e da força de jovens que lutam todos os dias por um futuro melhor, mesmo enfrentando barreiras sociais e emocionais.
Hoje, Sara representa a realização do sonho de muitos brasileiros: acesso à educação de qualidade, gratidão familiar e o poder de transformar vidas por meio do conhecimento.

Sara Almeida é estudante de fisioterapia - Foto: Divulgação 

Momento em que Shirley é surpreendida pela filha, ao anunciar que foi aprovada no Prouni do Governo Lula - Foto: Reprodução

 Reportagem: Edsom Gilmar/Caiapó Notícias – Foto: Reprodução