2 min de leitura
A exatos dez anos morria a jovem de Paraíso do Tocantins Steyce Benício vítima de um câncer raro

No dia 22 de agosto de 2015, Paraíso do Tocantins perdia uma de suas jovens mais carismáticas: Steyce Benício, que faleceu aos 16 anos, em Barretos (SP), após lutar contra um câncer raríssimo. Neste ano de 2025, completa-se 10 anos da partida, e familiares e amigos relembraram a trajetória marcada por alegria, carisma e pelo amor ao universo agropecuário.

Steyce nasceu em 19 de fevereiro de 1999, em Paraíso do Tocantins. Em 2014, aos 15 anos, conquistou o público ao ser eleita Garota Rodeio da Exposição Agropecuária de Paraíso, momento que marcou  presença no cenário cultural da cidade.

As homenagens pelos 10 anos aconteceram nesta semana no Parque de Exposição Agropecuária, local de tantas memórias da adolescente. A mãe, Dona Diana Souza, emocionada, relembrou a filha com carinho: “A infância dela foi sempre tranquila, muito brincalhona e querida por todos. Ela sempre sonhou em ser Garota Rodeio. É uma saudade que não vai embora nunca, vou carregar essa dor para sempre”, disse.

Steyce brilhou nas passarelas - Foto: Paraíso na Web/Arquivo/Divulgação

A prima, Júlia Benício, também compartilhou lembranças de convivência e destacou o talento de Steyc nas passarelas: “Cresci junto com a Steyc, minha infância foi com ela. Era lindo, surreal, quando ela pisava numa passarela parecia realizar o maior sonho da vida dela. Ela brilhava”, afirmou.Emocionada, 

Júlya contou como recebeu a notícia do falecimento da prima, "minha mãe me contou minha mãe falou que ela não tinha né resistido que ela tinha ido morar no céu da forma como ela achou certo voltar para uma criança eu lembro que eu fiquei eu peguei uma cadeira eu sentei e eu fiquei ali por horas sem nenhuma nenhum tipo de reação porque eu não conseguia entender e ou então aceitar os motivos né de uma menina tão nova uma menina que tinha tanta coisa pela frente agora naquele momento da vida dela interrompida mas no momento foi muito doloroso. A gente aprende a conviver com essa saudade, fica um vazio é óbvio" assimilou.

Apesar da jovem ter contribuido com a cultura da região, e da comoção que a morte gerou na época, até hoje nenhuma homenagem oficial foi realizada pelo poder público, em memória de Steyce, como nome de rua, praça ou monumento público.

A jovem colecionou uma grande número de amigos e irradiou o carisma e a alegria, caracteristas marcante da adolescente. Ela estudou no Insituto Presbiteriano.

Steyce Benício é sepultada no cemitério Bom jessus, em Paraíso do Tocantins.

A prima Julya Benício e a mãe Diana Sousa, fizeram homenagem a Steyce, no Parque de Exposições Agropecuária de Paraíso do Tocantins - Foto: Edsom Gilmar/Portal Caiapó Notícias

Foi no Parque de Exposição de Paraíso que Steyce viveu um dos momento mais felizes quando em 2014, foi eleita Garota Rodeio, na Expobrasil - Foto: Edsom Gilmar

Steyce ganhou notoriedade na região - Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação

Mãe e filha eram muito apegadas - Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação 

Steyc Benício – 1999 ✦ 2015

Reportagem: Edsom Gilmar/Portal Caiapó Notícias – Foto: Edsom Gilmar