1 min de leitura
Brigada Ambiental de Dois Irmãos está há 14 horas combatendo mega incêndios na zona rural do município

A Brigada Ambiental de Dois Irmãos do Tocantins completa nesta segunda-feira 6 de outubro de 2025, mais de 14 horas de trabalho no combate a um grande incêndio que atinge áreas da zona rural do município. A operação, iniciada na tarde de domingo (5), é coordenada pelo servidor Rogério Medrado e mobiliza toda a estrutura da corporação, além do apoio de fazendeiros da região.

De acordo com informações repassadas ao Portal Caiapó Notícias, a equipe atuou durante toda a noite e ganhou reforço nesta segunda-feira com a chegada de brigadistas de Abreulândia, que se juntaram aos profissionais de Dois Irmãos para tentar controlar as chamas que avançam rapidamente pela vegetação.
Os focos de incêndio se espalham pelas regiões da Piranha, Canto do Curralinho e Piranha, além da localidade conhecida como Salomira, também na zona rural de Dois Irmãos. Nesta última, o fogo já atinge propriedades rurais e mobilizou uma segunda equipe da brigada para atuar no enfrentamento.

Segundo o coordenador Rogério Medrado, a operação é uma das mais difíceis já enfrentadas pelo grupo devido à intensidade das chamas e às condições climáticas adversas. “A equipe de Dois Irmãos está junto com os fazendeiros locais e os brigadistas de Abreulândia. A operação lá está bruta. A galera só almoçou e voltou de novo para o fogo. Não tem horário para terminar, pelo jeito. A situação não está boa, o fogo está para todo lado”, afirmou Medrado.

Ainda de acordo com ele, o combate deve se estender por mais dias, já que o incêndio permanece ativo em diferentes frentes: “Lá vai até 8h, 9h da noite de novo, e amanhã o pau pega de novo, vai ser o jeito. A outra equipe foi lá para outro fogo que começou também na região do Salomira. Dividimos a turma, mas a situação está complicada”, relatou.

A expectativa é que as equipes sigam no trabalho intenso até que seja possível realizar o rescaldo, provavelmente somente a partir de terça-feira ou quarta-feira.

Brigadistas são vistos no meio do cerrado combatendo os focos de calor - Foto: Ascom/Divulgação 

Nesta segunda-feira (06), as equipes seguem em operação na zona rural de Monte Santo do Tocantins - Foto: Ascom/Divulgação 

Reportagem: Edsom Gilmar/Portal Caiapó Notícias – Foto: Ascom/Divulgação