1 min de leitura
Defesa Civil e Bombeiros controlam incêndio de grandes proporções na zona rural de Dois Irmãos do Tocantins após cinco dias de combate

Uma grande operação de combate a incêndio florestal mobilizou, durante cinco dias, equipes da Defesa Civil Municipal, Brigadistas e o Corpo de Bombeiros na zona rural de Dois Irmãos do Tocantins. O fogo, que atingiu a região conhecida como Piranha, nas proximidades da Fazenda Aldiza, foi controlado nesta quinta-feira, 30 de outubro de 2025.

Segundo a Defesa Civil, essa foi uma das ações mais complexas do ano na região, devido à intensidade das chamas e às condições climáticas adversas. O incêndio ameaçava áreas de vegetação nativa e propriedades rurais, exigindo um esforço conjunto para conter a propagação do fogo.

O combate contou com o apoio do Corpo de Bombeiros de Paraíso do Tocantins, de Brigadistas do Naturatins e da Brigada Ambiental da APA Cantão de Araguacema, que se uniram às equipes locais da Defesa Civil. “Foi um dos combates mais difíceis deste ano, mas conseguimos controlar as chamas dentro da mata da Piranha, na barra do córrego Curralinho”, informou a coordenação da Defesa Civil Municipal.

Além da atuação nas ocorrências de incêndios florestais, a Defesa Civil de Dois Irmãos também tem intensificado a distribuição de água potável nas comunidades rurais, em razão do período mais seco do ano, que aumenta o risco de queimadas e dificulta o abastecimento.

A operação reforça o comprometimento das equipes municipais e estaduais no enfrentamento aos incêndios e na proteção ambiental da região.

Operação durou cinco dias em Dois Irmãos do Tocantins - Foto: Ascom/Divulgação 

Incêndio foi de grandes proporções na zona rural - Foto: Ascom/Divulgação 

Reportagem Edsom Gimar/Portal Caiapó Notícias – Foto: Ascom/Divulgação