Neste mês de fevereiro de 2025, a Estrada do Coco, vicinal localizada na zona rural de Divinópolis do Tocantins, passou por uma operação de recuperação. A iniciativa foi resultado de uma parceria entre empresários, pecuaristas e agricultores, que uniram esforços para tornar o trecho novamente trafegável.
O maquinário utilizado na obra foi disponibilizado pelo empresário e pecuarista Hélio Silvestre Teixeira, que contribuiu para a realização da recuperação da via. A operação, que durou três dias, recuperou um total de 15 quilômetros da estrada, utilizando três máquinas: uma pá carregadeira, um caminhão caçamba e uma patrol, e não onerou os cofres públicos.
Entre os serviços executados estiveram a correção de buracos, reencascalhamento em pontos críticos, abertura de regos para escoamento da água da chuva e outras medidas essenciais para garantir melhores condições de tráfego na região.
Empresário Hélio Silvestre Teixeira, proprietário do maquinário, esteve visitando os agricultores - Foto: Divulgação
Com a recuperação concluída de forma independente do poder público, os produtores rurais agora podem escoar as produções com mais segurança e eficiência, reduzindo custos logísticos e contribuindo para o fortalecimento da economia local e do Vale do Araguaia.
A iniciativa foi bem recebida pelos agricultores, que destacaram a importância da estrada para o desenvolvimento da região.
Aspecto da estrada do Coco, após operação de revitalização - Foto: Reprodução
Reportagem: Edsom Gilmar / Foto: Divulgação