2 min de leitura
Nilmar Ruiz relembra inauguração da Ponte da Amizade com foto de 2002 e destaca marco histórico no desenvolvimento de Palmas

Um post carregado de memória, emoção e simbolismo publicado nas redes sociais pela ex-prefeita de Palmas, Nilmar Ruiz, reacendeu lembranças de um dos momentos mais emblemáticos da história recente da capital tocantinense: a inauguração da Ponte da Amizade, ocorrida em 27 de outubro de 2002, sobre o lago formado no rio Tocantins.

Na publicação, Nilmar recorda o dia em que atravessou a ponte pela primeira vez, no primeiro carro, ao lado do então governador José Wilson Siqueira Campos, ressaltando a importância da obra para a transformação urbana, econômica e geográfica de Palmas e de todo o Tocantins. Segundo a ex-gestora, a edificação representou um divisor de águas para a capital mais jovem do país, consolidando o progresso e abrindo novos horizontes de desenvolvimento. A ponte mudou para sempre o aspecto geográfico do estado”, e Nilmar, ao enfatizar que a obra marcou o fim da dependência das balsas, garantiu acesso mais rápido e seguro ligando Palmas aos eixos Belém–Brasília, fortalecendo a integração regional.

A Ponte da Amizade, considerada uma mega obra de infraestrutura, teve investimento aproximado de R$ 400 milhões à época, viabilizados por meio de empréstimo junto a um banco italiano, durante a gestão de Siqueira Campos à frente do Palácio Araguaia. A construção também contribuiu para a consolidação do grande lago de Palmas, redefinindo a paisagem e impulsionando novos projetos urbanísticos e econômicos.

Governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, sancionou a Lei n° 4.392, que denomina a ponte sobre o Lago de Palmas com o nome "Governador José Wilson Siqueira Campos" - Foto: Ademir dos Anjos/Governo do Tocantins

No texto publicado sob a trilha sonora "Te amo Palmas", Nilmar Ruiz escreveu: “Uma das maiores emoções da minha trajetória como prefeita foi atravessar, pela primeira vez, a ponte sobre o rio Tocantins.Eu estava lá, no primeiro carro, ao lado do governador Siqueira Campos. Foi o adeus às balsas! Foi o acesso mais fácil ligando a capital à Belém/ Brasília. Foi o momento em que Palmas mudou de configuração: formou-se o grande lago, foi terminada a Ponte da Amizade e, com ela, novos sonhos, novas perspectivas, novas esperanças e um novo futuro. Hoje, vivemos uma Palmas cheia de encantos e oportunidades, e sabemos que muito começou ali. Tão grandiosa é essa obra, que agora já está sendo ampliada. A história continua. E Palmas segue avançando!”.

A importância histórica da ponte também foi reconhecida oficialmente pelo Governo do Estado. Sancionada pelo governador Wanderlei Barbosa, a Lei nº 4.392 denomina a ponte sobre o Lago de Palmas como Ponte Governador José Wilson Siqueira Campos, em homenagem a um dos líderes políticos mais influentes do Tocantins. 

O ato foi publicado no Diário Oficial do Estado, na edição de quarta-feira, 8 de maio de 2024.Ao relembrar o episódio, Nilmar Ruiz — que marcou a história política da capital planejada do século XX — reforça que a Ponte da Amizade não é apenas uma estrutura de concreto e aço, mas um símbolo de transformação, integração e avanço contínuo de Palmas, cuja história segue sendo escrita com novos projetos e perspectivas para o futuro.

Reportagem: Edsom Gilmar/Portal Caiapó Notícias – Foto: Arquivo/Divulgação