A equipe do Caiapó Notícias esteve, na tarde desta quarta-feira, 1º de outubro de 2025, visitando a Ponte da Integração Celestino Nunes de Carvalho, construída sobre o riacho Piedade, na divisa entre os municípios de Divinópolis do Tocantins e Monte Santo do Tocantins.
Na região dos Vieiras, foi constatado que a estrutura vem sendo utilizada em larga escala pelos moradores, cumprindo o papel de fortalecer a mobilidade e o desenvolvimento local. Durante o período em que a reportagem esteve no local, foi perceptível o constante fluxo de veículos como motos, carros e tratores, que se utilizam da ponte diariamente.
Com estrutura moderna e segura, a obra tem facilitado atividades socioeconômicas essenciais, principalmente na bacia leiteira, na criação de gado bovino, no transporte escolar e no escoamento da produção agrícola. Além dessas atividades, o turismo regional também foi beneficiado, já que a ponte fica a alguns quilômetros do balneário Anta Russa e de áreas de lazer naturais às margens do riacho Piedade, ampliando o potencial hídrico e turístico da região.
A ponte foi inaugurada em 2 de junho de 2023, fruto de um investimento de R$ 796.880,51, oriundo de emenda parlamentar da então deputada federal Dulce Miranda (MDB-TO). A entrega contou com a participação do prefeito de Divinópolis, Flávio Rodrigues Silva (União Brasil), e da prefeita de Monte Santo, Enfermeira Nezita Martins Neta (União Brasil).
O novo acesso substituiu uma antiga ponte de madeira, construída no início da década de 1990, na gestão do ex-prefeito de Divinópolis do Tocantins, João Soares da Mata, o João Mineiro (MDB). A troca trouxe progresso, mais segurança estrutural e benefícios diretos para os moradores.
Ponte foi inalgurado em 02 de junho de 2025 - Foto: Edsom Gilmar/Arquivo
De acordo com o prefeito Flávio Rodrigues, a obra possui 26 metros de extensão e passou por quatro etapas técnicas — topografia, geologia, ambiental e engenharia. O gestor ressaltou na época da inalguração que as dificuldades enfrentadas no processo de liberação do recurso, que exigiram 22 idas à Caixa Econômica Federal, em Palmas, para prestação de contas e aprovação de parcelas financiadas pelo Governo Federal, com contrapartida do Tesouro Municipal.
Apesar dos ganhos, a visita do Caiapó Notícias constatou a necessidade de ajustes no aterro de acesso à ponte, que não está nivelado com a estrutura. O problema pode gerar impactos nos veículos, porém a sugestão da redação, já foi encaminhado ao secretário de Estrutura, José Oliveira (Juninho), que deverá realizar os reparos.
Outro ponto positivo observado é a manutenção das estradas da região, que está sendo realizada por equipes e maquinário da Prefeitura de Divinópolis, garantindo boas condições de trafegabilidade para a comunidade local.
Assim, mais de dois anos após a inauguração, a Ponte Celestino Nunes de Carvalho, que homenageia um morador patriarca de uma família tradicional da região, continua cumprindo a missão de integrar comunidades, impulsionar a economia e garantir qualidade de vida aos moradores da região dos Vieiras e arredores.
Flavão e Nezita possaram para foto pegados nas mãos como gestor de parceria consolidada - Foto: Edsom Gilmar
Estrada que assessora a região dos Vieiras, está passando por manutenção - Foto: Edsom Gilmar
Reportagem: Edsom Gilmar/Portal Caiapó Notícias – Foto: Edsom Gilmar