Marianópolis do Tocantins sediou, nos dias 12 e 13 de agosto de 2025, as Oficinas de Revisão do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) Cantão/Ilha do Bananal, um importante processo de consulta e participação popular para definição das diretrizes de uso sustentável da região.
As discussões ocorreram em duas etapas: no dia 12, no Projeto de Assentamento Manchete, e no dia 13, no Centro de Convenções Og Sá Silveira, localizado no centro da cidade.
Durante a abertura do encontro, o prefeito de Marianópolis, Saulo Barbosa (PDT), fez um discurso contudente em defesa dos produtores rurais da região. O gestor destacou que a revisão do plano precisa contemplar não apenas a preservação ambiental, mas também a realidade do homem do campo, que sustenta a economia local.
“Dizer a importância dessas oficinas que estão acontecendo na nossa região do Vale do Araguaia, que realmente tem essa APA aqui desde 1997, mas que veio atormentar mesmo a partir de 2017. Eu sei que muitos produtores estão preocupados. Estamos aqui iniciando essa construção do plano de manejo”, frisou o gestor.
O prefeito ainda reforçou a necessidade da participação ampla da sociedade na construção das regras de manejo da APA. “É importante a participação de todos: comerciantes, chacareiros, produtores. Todos devem colocar sua opinião, porque a partir disso será criado o plano. Deixo aqui aberta essa reunião”, acrescentou o chefe do Executivo municipal.
As oficinas reuniram vereadores, representantes do agronegócio, da agropecuária, produtores familiares, além de instituições como a Universidade Federal do Tocantins (UFT), Naturatins, Instituto de Atenção às Cidades, AAFAM e ADSTO.
O processo de revisão do Plano de Manejo da APA Cantão/Ilha do Bananal busca equilibrar produção e preservação, respeitando a legislação ambiental e, ao mesmo tempo, garantindo condições justas para os produtores rurais que dependem da terra para sobreviver.
Marianópolis realizou o evento no P.A Manchete e na zona urbana - Foto: Ascom/Divulgação
Reportagem: Edsom Gilmar/Caiapó Notícias – Foto: Edsom Gilmar