1 min de leitura
Câmara de Caseara terá neste mês de novembro semana decisiva com julgamento das contas da ex-prefeita Ildislene Santana no dia 28

A Câmara Municipal de Vereadores de Caseara, na região do Vale do Araguaia, inicia na noite da segunda-feira, 24 de novembro de 2025, mais uma semana de sessões ordinárias. O período será decisivo para o cenário político local, com a previsão de julgamento das contas consolidadas da ex-prefeita Ildislene Santana Bernardo Santana (União Brasil), referentes ao exercício em que atuou como ordenadora de despesas do município.

A Comissão de Finanças e Orçamento, presidida pelo vereador Zico do Povo (Solidariedade), adiantou que o relatório técnico do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE-TO) apontou diversas irregularidades na gestão analisada. Segundo o vereador, o parecer prévio da Corte de Contas recomenda a rejeição das contas, o que deve orientar também o voto da comissão legislativa.

“A análise técnica do TCE foi clara ao indicar irregularidades graves na execução orçamentária e na gestão de despesas. Nossa comissão seguirá a orientação técnica dos conselheiros e emitirá parecer pela rejeição das contas”, destacou Zico do Povo.

Caso o plenário da Câmara confirme o parecer do TCE e da Comissão de Finanças e Orçamento, a ex-prefeita Ildislene Santana poderá ter as contas reprovadas pelo Legislativo Municipal, o que, conforme a legislação vigente, pode resultar em inelegibilidade para futuras disputas eleitorais.

O julgamento será conforme o presidente Suair Mariano de Melo (SD), na sexta-feira, dia 28  com a presença de vereadores, assessores técnicos e representantes da sociedade civil. O resultado da votação promete movimentar o cenário político de Caseara e repercutir em de toda a região do Vale do Araguaia.

Reportagem: Edsom Gilmar/Portal Caiapó Notícias – Foto: Edsom Gilmar