Na sessão ordinária realizada na noite desta segunda-feira, 23 de junho de 2025, o plenário da Câmara Municipal de Divinópolis do Tocantins foi palco de intensos debates entre parlamentares da base e da oposição. O momento mais contundente ficou por conta da fala da vereadora Ângela Maria (PSDB), líder da oposição, que não poupou críticas à atual administração do prefeito Flavão (União Brasil).
Em um discurso inflamado, a parlamentar tucana questionou o estado de abandono de espaços públicos, a lentidão nas obras e o descaso com as demandas da população. “Sequer foi pintado o meio-fio da nossa cidade. A praça já tem 15 meses que está quebrada daquele jeito. A Rua Marcílion Martins é uma aberração. Não é possível que o prefeito não passe naquela rua. É descaso! Chega, não dá para aguentar mais”, desabafou.
A vereadora também cobrou melhorias nas estradas da zona rural e apontou falhas na gestão da infraestrutura e do transporte escolar. “a desculpa que ia esperar passar a chuva para arrumar as estradas rurais, vou terminar o próximo período de chuva e o próximo, e o próximo e o próximo e não vai dar conta de arrumar essas estradas Ah que se fazer alguma coisa. Eu não posso cobrar de vocês, eu tenho que comprar o prefeito foi ele que se elegeu com essa premisia de oferecer Educação de qualidade, saúde qualidade estrada de qualidade, transporte escolar de qualidade, não fui eu que fui para a frente dos palanque, para população, foi ele, eu cobro dele haja porque as praias estão chegando e os carros da prefeitura, vão para a porta da Márcia do (Comercial) Teles, de novo, encher de cerveja, de carne, não sei quantos mil de gado matado, para ir para Araguacema, para praia. É bom é, mas é quando tem dinheiro para sanar todas as outras coisas”, criticou.
Ângela ainda fez um apelo direto aos secretários municipais: “Eu espero secretário de educação Professor Bio e o senhor tenha a decência de não esperar as aulas começar em agosto para mandar arrumar o transporte escolar, bem como o secretário de infraestrutura e esperar chegar em setembro eu não sei que dia de que ano para mandar nas estradas rurais porque não tem transporte escolar que sobreviva nas estradas péssimas de qualidade que estão no nosso município”, afirmou a tucana.
Vereador jorge Dias fez esclarecimentos técnicos sobre os gargalos existentes no municipio - Foto: Edsom Gilmar
Líder do prefeito Jorge Dias faz esclarecimentos técnicos
Na sequência, o vereador Jorge Dias (UB), líder do prefeito na Câmara, subiu à tribuna para prestar esclarecimentos técnicos sobre os problemas apontados por Ângela Maria. De acordo com ele, muitos entraves são causados por burocracia administrativa e falhas de empreiteiras responsáveis pelas obras.
“E a vereadora Ângela falou na Rua marcilon Martins, eu nessa questão o vereador é o processo burocrático muito complicado eu como líder do prefeito e eu acompanhei a obra que foi licitada por uma empresa do Maranhão há dois anos atrás, aonde essa empresa não veio fazer execução da obra, uma demanda jurídica pela a diretoria da codevar foi feito uma nova em emenda, uma nova licitação. Então é tudo assim, é burocrático eu tive lá agora junto com os engenheiros com prefeito fiz essa pergunta fiz a cobrança e o que estão aguardando somente a ordem de serviço da Codevasf já foi feito um processo de topografia e Estamos aguardando o início das obra. Então assim a gente sabe que é um processo bem complicado é a mesma questão da Praça (Leandro Adorno). É onde uma empresa que para os meios jurídicos o que importa é papel uma empresa pega uma obra daquela ali né licitação quando chegaram aqui eu penso que eu falei na época não era Vereador ainda, mas eu falei 'essa empresa não faz a construção dessa obra.
"O cara caçando até caindo de mão para alugar, então assim é complicado ele já terceirizou a obra para outra empresa para poder executar a obra. Então assim fica difícil às vezes o Prefeito não tem como agir de forma de forçar o acontecimento da obra cobrança eu um dia até presenciei ele estressado falou palavrão com o empreiteiro, mas assim a coisa não é do jeito que a gente a gente quer como sociedade, como Vereador realmente já deveria concluir aquela obra", enfatizou o parlamentar.
O parlamentar sugeriu que a própria Câmara forme uma comissão para cobrar pessoalmente da empreiteira a execução das obras. “Seria bom a gente ver nós vereadores a gente fazer uma comissão e chegar lá atrás do responsável pela obra ali e fazer essa cobrança porque para não ficar só o prefeito nós como fiscal do povo como representante da nossa comunidade fazer uma comissão juntar aqui e fazer a cobrança porque o que tá defendendo é da empreiteira executar a obra”, afirmou.
Raimundinho Rodrigues reforça cobrança sobre pontes e estradas
O vereador Raimundinho Rodrigues (PV) também usou a tribuna para reforçar os questionamentos, especialmente em relação à situação das pontes e das estradas vicinais. Segundo ele, promessas vêm sendo feitas sem cumprimento, como no caso da Rua Marcílion Martins e das comunidades rurais.
“A demanda da nossa vereadora Paula Gil, a ponte lá, só quem passa sabe a necessidade que tá. Esses dias eu passei e quase que eu levei foi o tombo lá. O trem tá feio. Se é para cobrar, tem que ser cobrado”, afirmou o parlamentar do PV.
Raimundinho também lembrou da visita da Câmara ao Setor Fernandinho, onde havia previsão de início de obra para dali a 20 dias — mas, segundo ele, já se passaram mais de 60 e nada foi feito. “Na estrada do Grotão, já tem 90 dias que começaram e continuam por lá. E as outras, como a da Santa Délia, que visitamos há 30 dias, até agora nem sinal. Se é para começar, tem que começar de verdade”, pontuou.
A sessão evidenciou o exercício democrático do Poder Legislativo Municipal, com debates, cobranças, contrapontos e propostas em busca de soluções para os principais gargalos enfrentados pela população de Divinópolis do Tocantins. O clima político segue aquecido, e a sociedade atenta às decisões e posicionamentos dos representantes.
Estiveram presentes os vereadores:
Prof Valdivan (PT), Raimundinho Rodrigues (PV), Jorge Dias (União Brasil), Igor Baracho (MDB), Professora Ângela (PSDB), Paula Gil (União Brasil), Arnor Aires (PDT), Professor Ozias (MDB) e
Ze Antônio da Autoescola (PP).
Veja a transmissão da Sessão Ordinária - Imagens: Midia Prime
Reportagem: Edsom Gilmar/Portal Caiapó Notícias – Foto: Edsom Gilmar