1 min de leitura
Eleição antecipada que alçou Valdivan pela segunda vez presidente da Câmara de Divinópolis foi baseada no artido 43 do Regimento Interno


A decisão unânime, que elegeu o vereador Valdivan da Silva (PT), presidente da Câmara Municipal de Divinópolis do Tocantins, em eleição antecipada realizada no último dia 9 de maio, foi chacelada de acordo com o Artigo 43 do Regimento Interno da Casa Legislativa, aprovado em dezembro de 2024, que permite a realização da eleição da Mesa Diretora de forma antecipada. Vale ressaltar que o certame poderia ser realizado até o dia 15 de dezembro.

O pleito foi conduzido de maneira legal e transparente, com todos os votos válidos conferindo apoio ao nome de Valdivan, líder do Partido dos Trabalhadores (PT), que assumirá o comando do Poder Legislativo municipal a partir de 1 de janeiro de 2026. O mandato se estenderá até 31 de dezembro do mesmo ano, sucedendo o atual presidente Professor Ozias (MDB). 

A posse dos eleitos ocorrerá em 2 de janeiro de 2026.

Esta será a segunda vez que Valdivan da Silva presidirá a Mesa Diretora da Câmara, reforçando a trajetória de liderança e atuação no legislativo municipal. A eleição também marcou um fato histórico: foi a primeira vez que o Legislativo de Divinópolis do Tocantins realizou uma eleição da Mesa de forma antecipada.

A nova composição da Mesa Diretora para o exercício de 2026 ficou definida da seguinte maneira: PresidenteValdivan da Silva (PT), Vice-presidente Arnor Ayres (PDT), 1º Secretário: José Antônio da Auto Escola (PP)
2º Secretário: Igor Baracho (MDB).

Petista foi eleito por unanimidade presidente do Poder Legislativo - Foto: Edsom Gilmar

Artigo 43 do Regimento Interno, garantiu a realização antecipada do certame - Foto: Valdivan da Silva

Reportagem: Edsom Gilmar/Portal Caiapó Notícias  - Foto: Edsom Gilmar