2 min de leitura
Fatos históricos: Vereadora Viviane Martins é a primeira mulher a presidir uma Sessão Ordinária na Câmara Municipal de Divinópolis do Tocantins

Na última quinta-feira, 13 de março de 2025, a Câmara Municipal de Divinópolis do Tocantins viveu um momento histórico na representatividade feminina no cenário político local. 

A vereadora Viviane Martins (PV) presidiu a Sessão Ordinária, tornando-se a primeira mulher a conduzir os trabalhos legislativos no plenário do parlamento municipal. O fato se deu em virtude do presidente Professor Ozias (MDB), está em compromisso oficial em Palmas - TO.

A sessão, registrada oficialmente pelo Poder Legislativo, foi conduzida pela parlamentar, que integra a atual legislatura e se destaca por sua atuação em pautas voltadas para a defesa dos direitos das mulheres, meio ambiente e políticas públicas de inclusão social. Ao assumir a presidência da sessão, Viviane Martins ocupou uma função protocolar, e simbolizou uma quebra de paradigmas no município. 

O ato de presidir uma sessão, embora previsto no Regimento Interno da Casa, tem um significado ainda mais expressivo quando se trata de um espaço tradicionalmente ocupado por homens ao longo da história política de Divinópolis do Tocantins. Viviane Martins, ao subir à mesa diretora e liderar os trabalhos, reforçou a importância da participação feminina na política e inspirou outras mulheres a buscarem espaços de decisão e poder. 

Durante a sessão, a vereadora agradeceu a confiança dos colegas parlamentares e destacou a relevância do momento para a história do município. “É uma grande honra estar aqui presidindo esta sessão, representando as mulheres de nossa cidade e mostrando que estamos prontas para contribuir cada vez mais com o desenvolvimento de Divinópolis. Que esse momento sirva de inspiração para muitas outras mulheres que desejam participar da política e lutar por um futuro melhor”, afirmou Viviane. 

Para confirmar o foto histórico, nossa reportagem, fez uma vasta pesquisa com informações direta a ex-vereadores e familiares de ex-parlamentares. No inicio dos anos 2000, a vereadora Alcir Borges Orrico, chegou a presidir uma Sessão Ordinária, quando o então presidente Anestor Soares Pinto, teve que sair durante o andamento da sessão, para outros compromissos. A informação foi confirmada pela filha da ex-parlamentar, dona Sara Orrico.

Assim sendo, Viviane se tornou a primeira mulher a presidir uma Sessão Ordinária completa no Poder Legislativo, do município que teve autonomia reconhecida em 1989, do século passado. 

A condução dos trabalhos foi elogiada pelos demais vereadores presentes e pelo público que acompanhava a sessão. A iniciativa de dar espaço às mulheres em funções de liderança dentro do Legislativo municipal foi ressaltada como um passo importante rumo à igualdade de gênero e ao fortalecimento da democracia. 

Com este ato simbólico e histórico, Divinópolis do Tocantins segue o rito constitucional  com a valorização da mulher na política e na sociedade, mostrando que avanços significativos podem e devem ser celebrados.

Sessão Ordinária em que Martins presidiu - Imagens: Ascom/Divulgação 

Reportagem: Edsom Gilmar / Foto: Edsom Gilmar