3 min de leitura
Isaías e Saulo inciam transição em Marianópolis do Tocantins para gestão 2025-2028

A primeira reunião entre as equipes técnicas do atual governo municipal do governo que irá se formar regido pelo prefeito eleito Saulo Barbosa (PDT), a partir de 1º de janeiro de 2025, foi realizada na manhã desta quinta-feira, 12 de dezembro de 2024, no gabinete do atual prefeito e presidente do Consórcio Vale do Araguaia, Isaías Dias Piagem (UB). Clima republicano e de bom humor entre as duas partes, prevaleceu na reunião. 

A gestão de Piagem, informou a equipe de Saulo, que na Saúde tem alguns precatórios para ser cumprido. Algumas obras serão repassadas para a gestão Saulo, em virtude da burocracia não foi possivel executar, segundo a secretária de finanças da era Piagem, Ejza Piagem. Ficou decidido que as esquipes do prefeito eleito Saulo Barbosa, irá fazer as visitas técnicas as pastas do município, nos próximos dias para conhecer o núcleo administrativo de cada secretárias. 

Sobre os servidores, a gestão de Isaías afirmou que os direitos do funcionalismo a exemplo de progressões e quinquênio está sendo garantido pelo municipalidade. Atualmente 76% dos servidores de Marianópolis do Tocantins são concursados. Isaías Piagem (UB), informou que foi apresentado o orçamento 2025, à Câmara de Vereadores, e sugeriu que Saulo, negocie a suplementação do exercício financeiro no próximo ano, com os membros da Casa de Leis. 

As duas equipes trataram da transição - Foto: Edsom Gilmar

Saulo ponderou que os possíveis 5% que teria sugerido parte dos membros do Poder Legislativo, poderá até inviabilizar a governabilidade. "O que está preocupando é os 5%, que pode engessar a gestão", ponderou o próximo dirigente do Palácio Municipal. Sobre os números do governo Piagem, Isaías, frisou que pegou o Previmar com apenas 3 milhões de reais em caixa e vai passar o bastão para Saulo, com 15 milhões de reais em caixa da previdência própria, garantido assim os direitos dos aposentados e pencionistas. 

O homem que está deixando o poder, afirmou que não ficará inadimplência para a gestão sucessória, "Vocês podem ficar tranquilos que essa gestão não vai deixar nenhuma dívida, com servidor e nem com prestador de serviços", garantiu o prefeito Isaías Piagem (UB). 

Questões técnicas e operacionais da contribuição de Marianopolis do Tocantins, tem dado ao Consórcio Vale do Araguaia, também foi apresentado ao grupo que irá reger Marianópolis, a partir de 1° de janeiro de 2025. 

Saulo e James estiveram dialogando com a equipe de Piagem, sobre a transição - Foto: Edsom Gilmar

Isaías frisou que não há divergência política e nem ideológica, "Tivemos divergência política na campanha, passado a campanha somos um só município", afirmou Piagem. 

Em entrevista ao Portal Araguaia Notícias, Saulo, comentou sobre a reunião, “foi uma reunião boa, prefeito nos atendeu muito bom com sua equipe. Eu acredito que a gente vai tirar as informações necessária para a gente fazer uma boa gestão e entrar no mandato trabalhando”, frisou o pedetista.

O vereador e vice-prefeito eleito, James Braga (PRD), e secretários do governo atual e futuros secretários do governo Saulo, também estiveram no gabinete palaciano.

Piagem apresentou números do governo municipal - Foto: Edsom Gilmar

Diálogo republicano prevaleceu na reunião - Foto: Edsom Gilmar

Veja a entrevista com o prefeito eleito Saulo Barbosa - Imagens: Joilton Dias

Entrevista com o prefeito e presidente do Consórcio Vale do Araguaia, Isaias Piagem - Imagens: Luiz Jhonatan 

Reportagem: Edsom Gilmar / Foto: Edsom Gilmar