No encontro entre líderes políticos estaduais e locais na inauguração do HPP Rui Pádua Villela, em Marinópolis, não passou despercebido as eleições municipais, e em uma declaração célebre, o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), ao ser recepcionado no estágio Carneirão, após desembarcar do helicóptero da Secretaria de Segurança Pública, mencionou o pré-candidato governista Ilton Coutinho (UB), como o sucessor de Isaías Piagem (UB) no município, "o famoso próximo (prefeito de Marianopolis do Tocantins), disse o Chefe do Poder Executivo Estadual, sendo gravado pela reportagem do portal Araguaia Notícias, que cobre a região do Vale do Araguaia.
Outro líder político do cenário estadual e nacional, a fazer menção a Coutinho, foi o senador da República Eduardo Gomes (PL-TO). Na residência do presidente Isaías Piagem, o membro da Câmara Alta, ao convidar o pretenso gestor, para posar para os registros fotográficos, também fez menção ao postulante a Chefiar o Paço Municipal, “vem para cá futuro prefeito do Vale do Araguaia”, destacou o parlamentar.
As declarações de Barbosa e Gomes, mesmo que informal, soou como um tom de apoio declarado, ao homem que almeja suceder o prefeito Isaías Piagem. "Até o Wanderlei o Eduardo, viu que o nome mais forte para o grupo é o do Ilton", disse um apoiador de Coutinho, a nossa reportagem, que pediu para não ser identificado.
Gomes mostrou apoio a Coutinho na sucessão de Marianópolis - Foto: Edsom
O acolhimento político mencionado pelo Governador e o senador mostra segunda a ala que apóia Ilton, que a possível candidatura do ex-secretário de Infraestrutura do governo Piagem, é um caminho sem volta, nas eleições que vão se aproximando.
Valeu ressaltar, que o grupo governista, ainda não definiu quem será o nome indicado à sucessão municipal. Diante do cenário, a avaliação é que o grupo enfrenta a crise política interna, devido o fato da não definição do candidato oficial, a ser lançado nas convenções do próximo mês de julho e agosto, em Marianopolis do Tocantins.
Coutinho é aliado de Piagem, em Marianópolis do Tocantins - Foto: Ascom Divulgação
Vídeo em que Babosa cita Coutinho como sucessor de Piagem em Marianópolis - Imagens: Edsom Gilmar
Reportagem: Edsom Gilmar