Aos 96 anos de idade, a poetisa nordestina, Lídia Fernandes de Souza, que reside em uma chácara na zona rural do município de Marianópolis do Tocantins, é sem sombra de dúvidas um dos maiores destaques literários do Dicionário Bibliográfico do Araguaia, volume 03, de autoria do escritor paraisense, Toni Ferreira, lançado no segundo semestre deste ano.
A lavradora pernambucana Lídia Fernandes, enveredou para o fantástico mundo da literatura, tecendo versos a caminho da roça em tenra idade, na lida, ajudando aos pais a criar toda a sua numerosa irmandade. Passados os anos, ela publicou os livros, Pensando em Ti (Memórias - 1999) e Romance da Minha Vida (Poesias - 2009), ambos sem nenhuma informação catalográfica, via texto impresso.
Tanto para o autor Toni Ferreira, quanto para a figurante, Lídia Fernandes, o Dicionário Bibliográfico do Vale do Araguaia, possibilitou um intercâmbio entre uma confraria substanciosa, que tem vários livros publicados, além de evidenciar com maior clareza o universo da literatura tocantinense.
Lídia Fernandes, se tornou Verbete, pela sua contribuição e por representar a cidade de Marianópolis do Tocantins.
Reportagem: Assessoria