1 min de leitura
Sete anos sem Júnior Coimbra: Tocantins relembra trajetória e legado do ex-deputado

Neste sábado, 26 de abril de 2025, completa-se sete anos da morte do ex-deputado federal Júnior Coimbra, vítima de um trágico acidente na TO-070, próximo ao povoado de Dorilândia, entre Sandolândia e Formoso do Araguaia, no sul do Tocantins. Coimbra, que integrava a caravana do então candidato ao Governo do Estado, Carlos Amastha (PSB), perdeu a vida quando o veículo em que estava capotou duas vezes ao passar direto por um trevo.

O acidente, que interrompeu abruptamente uma trajetória política marcada por dedicação e serviços prestados ao Tocantins, também deixou feridos o coronel Ribamar Pereira, o ex-secretário de governo de Palmas, Adir Gentil, e o vereador Thiago Andrino, todos liberados após atendimento hospitalar, na época do ocorrido.

Natural de Filadélfia TO, Coimbra teve uma longa e expressiva carreira pública. Foi prefeito de Itaporã - TO, vereador de Palmas, deputado estadual, presidente da Assembleia Legislativa e deputado federal. Pouco antes da morte, ocupava o cargo de secretário de Governo da Prefeitura de Palmas, do qual se afastou para disputar as eleições daquele ano.

O velório de Júnior Coimbra ocorreu na Assembleia Legislativa do Tocantins, em Palmas, e reuniu autoridades, familiares, amigos e centenas de cidadãos que foram prestar as últimas homenagens. Em sinal de respeito, o Legislativo estadual que era presidido pela deputada Luana Ribeiro (PC do B), decretou luto oficial de três dias. O sepultamento foi realizado no Cemitério Parque Jardim das Acácias.

A tragédia, que abalou o cenário político local, também causou o cancelamento das atividades da caravana de campanha de Amastha e gerou comoção em diversas esferas. Prefeituras como as de Palmas e Paraíso do Tocantins, o governador interino Mauro Carlesse (PHS), o senador Ataídes Oliveira (PSDB) e o Partido dos Trabalhadores emitiram notas de pesar na ocasião.

Sete anos após a partida, Júnior Coimbra é lembrado como uma liderança política carismática e atuante, que deixou um legado de comprometimento com o desenvolvimento do Tocantins e com a democracia. A ausência ainda é sentida por aqueles que conviveram com ele e pela população que foi beneficiada pelos serviços prestados.

Reportagem: Edsom Gilmar  / Foto: Assembleia Legislativa