1 min de leitura
Tribunal de Contas aprova contas de Clebinho Cavalcante à frente da Câmara Municipal de Caseara

O Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE/TO) julgou regulares as contas referentes ao exercício financeiro de 2023 da Câmara Municipal de Caseara, na responsabilidade administrativa do ex-presidente Cleber Pinto Cavalcante, o Clebinho Cavalcante (UB). A decisão foi formalizada por meio do Acórdão nº 722/2025, publicado após sessão da 2ª Câmara do TCE realizada no dia 26 de maio.

Clebinho esteve à frente do Legislativo casearense de 2 de janeiro a 5 de dezembro de 2023. No período final do exercício, de 6 a 31 de dezembro, a responsabilidade foi assumida por Gerivaldo Pereira Lopes, também incluído no julgamento. O parecer destacou que não foram encontradas irregularidades ou impropriedades na gestão orçamentária, financeira e patrimonial da Casa de Leis.

A análise técnica concluiu que a Câmara respeitou os limites constitucionais e legais, como o teto de gastos com pessoal, subsídios dos vereadores e despesas totais do Legislativo. O resultado orçamentário foi superavitário, o que também contribuiu para a aprovação das contas. Com base nessas informações, os conselheiros do TCE/TO votaram pela regularidade das contas e concederam quitação aos gestores, conforme determina a legislação vigente.

A decisão será publicada no Boletim Oficial do Tribunal e, após o trânsito em julgado, os autos serão encaminhados à Coordenadoria de Protocolo Geral do TCE/TO para os devidos registros.
A aprovação das contas reforça a lisura e o compromisso com a responsabilidade fiscal demonstrada durante a gestão de Clebinho Cavalcante à frente da Câmara Municipal de Caseara.

Clebinho, atualmente se encontra sem mandato político, e mantém uma agenda extensa na Uvet, em defesa do municipalismo.

Reportagem: Edsom Gilmar - Foto: Edsom Gilmar