A 55ª Delegacia de Polícia Civil de Divinópolis do Tocantins está enfrentando graves problemas estruturais e de efetivo, situação que tem comprometido o atendimento à população e a eficácia nas investigações criminais. As deficiências ficaram ainda mais evidentes após visita recente dos vereadores Ângela Maria (PSDB) e Jorge Dias (União Brasil), que constataram banheiros interditados, iluminação precária e improvisos no prédio, mesmo após uma reforma recente.
“A população e os servidores merecem condições dignas para trabalhar e serem atendidos”, destacou a vereadora Ângela Maria, visivelmente preocupada com a situação.
A cobrança por melhorias na segurança pública aumenta em meio à insatisfação popular com a falta de avanços em casos graves, como o homicídio do jovem Jeziel Chaves, ocorrido em 14 de fevereiro deste ano, que ainda permanece sem solução. Para o vereador Jorge Dias, a insegurança é agravada pela carência de pessoal. “A comunidade está angustiada. Não é só a falta de estrutura. É a ausência de efetivo, de respostas, de presença do Estado”, afirmou.
Reforça em delegacia passou, não foi suficiente para resolver as limitações estruturais da unidade - Foto: Ascom/Divulgação
Durante as apurações, foi identificado que um dos policiais lotados na delegacia, Alessandro, está atualmente atuando na Força Nacional, apesar de dois pedidos de retorno já terem sido enviados à Secretaria de Segurança Pública (SSP) sem retorno. Cresce ainda a demanda por uma Central de Atendimento 24 horas, proposta defendida por lideranças locais diante do aumento populacional e da alta demanda policial na região do Vale do Araguaia.
O vereador Professor Ozias (MDB) reforçou a frustração da Câmara Municipal com a falta de diálogo. “Desde fevereiro estamos aguardando uma resposta da Secretaria de Segurança Pública para uma reunião oficial. O silêncio do Estado diante dos pedidos do Parlamento Municipal é lamentável”, disse.
A equipe do Portal Caiapó Notícias, esteve neste mês de julho de 2025, na sede da SSP, em Palmas, na tentativa de obter esclarecimentos, mas o secretário da pasta, Dr. Bruno Azevedo, não atendeu ao pedido de entrevista.
Enquanto isso, a população de Divinópolis continua a clamar por segurança, estrutura adequada e respeito, aguardando uma resposta efetiva do Governo Estadual e da Secretaria de Segurança Pública para os problemas enfrentados pela delegacia.
Nota da SSP Nota à Imprensa Assunto: 55ª Delegacia de Polícia de Divinópolis
Data: 11/07/25
A Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSP/TO) informa que está adotando medidas para sanar as limitações estruturais e operacionais da 55ª Delegacia de Polícia Civil de Divinópolis. A Pasta acompanha a situação de perto e trabalha para garantir melhores condições de atendimento à população e de trabalho aos profissionais da unidade. Em relação aos crimes ainda não elucidados no ano de 2025, a SSP/TO esclarece que as equipes policiais seguem em diligências para esclarecer os casos em aberto.
As investigações estão em curso, conforme determina a legislação, de forma a preservar a eficácia das apurações. Quanto ao déficit de efetivo na unidade, a Secretaria reforça que será realizado concurso público para a Polícia Civil do Tocantins, com o objetivo de recompor o quadro de servidores em todo o Estado, incluindo Divinópolis. A SSP/TO ressalta que a realização do certame é imprescindível para sanar o déficit de pessoal e permitir as adequações necessárias. Quanto ao servidor citado na demanda, informamos que atualmente ele está legalmente cedido à Força Nacional e que se encontra dentro do prazo de cessão. Ao término do período, será avaliada a necessidade de retorno para a unidade de origem.
Sobre a possibilidade de implantação de uma Central de Atendimento 24 horas no município, informamos que atualmente essas centrais são designadas nas sedes regionais em razão da abrangência e da demanda de ocorrências.
Por fim, informamos que a Secretaria trabalha para marcar uma agenda de reunião com os vereadores de Divinópolis, a fim de discutir as demandas da segurança pública no município. Em razão das demandas da pasta, ainda não há uma data prevista.
Att, João Guilherme Lobasz
Até lâmpada queimada na delegacia foi registrado - Foto: Edsom Gilmar
Vereadora Ângela Maria (PSDB), pediu a presença do secretário estadual de Segurança Pública, Bruno Azevedo, para acompahar de perto os gargalos da 55ª Delegacia de Polícia Civil - Foto: Edsom Gilmar
Poder Legislativo espera ser recebido pelo Secretário Bruno Azevedo, para debater a resolutividade das irregularidades da estrutura da PC em Divinópolis do Tocantins - Foto: João Guilherme Lobasz DICOM -SSP TO
Presidente Ozias enfatizou a defesa por melhorias na Segurança Pública em Divinópolis do Tocantins e Vale do Araguaia - Foto: Edsom Gilmar
Jornalismo do Portal Caiapó Notícias, esteve na Secretaria Estadual de Segurança Pública para paa ouvir a versão da pasta - Foto: Edsom Gilmar
Reportagem: Edsom Gilmar/Caiapó Notícias – Foto: Edsom Gilmar