1 min de leitura
EX-NORA É PRESA EM JOINVILLE SUSPEITA DE MANDAR MATAR CASAL DE PASTORES EM PIUM - TO

A Polícia Civil prendeu na em Joinville, no Norte de Santa Catarina, Janete Araújo Mesquita, de 48 anos, acusada de ser a mandante do assassinato de seus ex-sogros, os pastores Francilene de Sousa Reis e Silva, de 42 anos, e Dorvalino das Dores da Silva, de 63 anos. O crime, segundo as investigações, foi motivado por vingança após o fim de seu relacionamento com o filho do casal.

O duplo homicídio ocorreu no dia 17 de junho de 2025, no Assentamento Pericatu, zona rural do município de Pium, na região centro-oeste do Tocantins. As vítimas foram executadas dentro de casa com tiros na cabeça e encontradas mortas pelo próprio filho.

A prisão preventiva de Janete foi decretada pela Justiça de Cristalândia e cumprida no último dia 27 de junho, com apoio da Polícia Civil de Santa Catarina. A operação incluiu ainda o cumprimento de mandado de busca e apreensão de materiais relacionados ao crime.

De acordo com o delegado José Lucas Melo, da Regional de Paraíso do Tocantins, que conduz a investigação, Janete teria agido por não aceitar o término da relação. “Ela não se conformava com o fim do casamento e, conforme nossas apurações, planejou o crime de forma fria e premeditada”, declarou.
A localização e prisão da suspeita só foram possíveis graças à articulação interestadual. “O apoio das forças de segurança de Santa Catarina foi fundamental para o êxito da operação”, destacou a delegada Jeannie Daier de Andrade, da 57ª Delegacia de Pium.

Conforme testemunhas relataram à Polícia Militar, um homem chegou ao local do crime em uma motocicleta, correu até a residência das vítimas, realizou os disparos e fugiu em seguida. A forma como os tiros foram efetuados, todos na região da cabeça, reforça a hipótese de execução.
A morte brutal do casal causou profunda comoção na comunidade local.

Francilene e Dorvalino atuavam como pastores da igreja Assembleia de Deus Madureira e eram reconhecidos pelo trabalho comunitário e religioso que desempenhavam. O velório ocorreu no templo da congregação no dia 18, seguido do sepultamento no cemitério municipal.

Janete Araújo Mesquita encontra-se detida em uma unidade prisional feminina de Santa Catarina, onde aguarda transferência para o Tocantins. A Polícia Civil continua as investigações para identificar outros possíveis envolvidos no crime.

“Seguimos com diligências para garantir a completa elucidação do caso e a responsabilização de todos os autores”, concluiu o delegado José Lucas Melo.

Casal de pastores teria sido mortos a mando da ex-nora - Foto: Arquivo/Pessoal 

Reportagem: Edsom Gilmar/Portal Caiapó Notícias – Foto: Edsom Gilmar