1 min de leitura
Inquérito da PC conclui que ação policial que resultou na morte de suspeito de furto em Divinópolis foi dentro da legalidade

O inquérito policial que investigava a ação da Polícia Militar na madrugada do dia 11 de fevereiro de 2025, que resultou na morte de um jovem identificado como Tiago, foi concluído e aponta que os policiais agiram dentro da legalidade. A informação foi confirmada por fonte oficial à reportagem do Portal Caiapó Notícias, e o procedimento foi encerrado no final do mês de junho.

De acordo com o inquérito, a ação ocorreu após uma série de furtos registrados em comércios da cidade, especialmente na Avenida Codespar, no centro de Divinópolis. Empresários da região vinham relatando vultuosos prejuízos, o que motivou a intensificação de rondas e operações policiais, após matérias jornalísticas do Portal Caiapó Notícias, que relatava os constantes furtos no comércio local.

Na madrugada do dia 11, Tiago foi flagrado dentro de uma loja comercial durante tentativa de furto. Segundo o relatório da PM, ao perceber a presença dos policiais, o suspeito teria feito menção de sacar uma arma — posteriormente identificada como simulacro — o que levou os agentes a efetuarem disparos que teriam sido em legítima defesa. O jovem foi encontrado já sem vida nos fundos do estabelecimento.

Na ocasião, a perícia técnica foi acionada e realizou os levantamentos no local. Foram apreendidos o simulacro de arma de fogo e bolsas contendo produtos furtados da própria loja.
Com a conclusão do inquérito, o documento será encaminhado ao Ministério Público e, posteriormente, será analisado pelo Poder Judiciário. Diante da comprovação da legalidade da ação policial, é esperado que o caso seja arquivado, sem responsabilização dos militares envolvidos.

Desde o episódio, não foram registrados novos casos de furtos com as mesmas características na região central da cidade, o que em tese, tem sido interpretado como reflexo direto da resposta policial.

Jovem morreu em confronto com policiais militares durante furto em loja de roupas em Divinópolis - Foto: Arquivo Pessoal

Reportagem: Edsom Gilmar / Caiapó Notícias – Foto: Edsom Gilmar