
O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) realizou ação no Projeto de Assentamento Vargem Dourada, no município de Abreulândia–TO, para acompanhar denúncia de reconcentração irregular de lotes e ameaças feitas por reconcentradores às famílias assentadas.
Durante a ação, a equipe do MDA realizou vistoria nos lotes, onde foram constatados diversos crimes ambientais e contra o patrimônio, além de áreas em que residências de famílias assentadas foram incendiadas, supostamente por ação dos reconcentradores.
Todo o material levantado será encaminhado aos órgãos competentes, para que sejam adotadas as medidas legais cabíveis. O MDA irá acionar o IBAMA, a Polícia Federal (PF) e o Ministério Público Federal (MPF) para os encaminhamentos necessários e definição dos próximos passos.

Casa incendiada é vista no Assentamento Vargem Dourada - Foto: Ascom/Divulgação
A Polícia Militar seguirá atuando na segurança da comunidade, com o objetivo de evitar novas ameaças e garantir a integridade das famílias do assentamento.
O MDA reafirma que a compra e venda de lotes oriundos da reforma agrária é ilegal e informa que o Ministério, em conjunto com o INCRA, seguirá vigilante e atuante para coibir essa prática, assegurando que a terra cumpra sua função social e permaneça com as famílias que dela necessitam para produzir e viver com dignidade.
O Ministério reforça seu compromisso com a defesa da reforma agrária, a proteção das famílias assentadas e o combate a qualquer forma de violência, intimidação ou irregularidade nos assentamentos.

Possiveís irregularidades foram constadas no Assentamento Vargem Dourada - Foto: Ascom/Divulgação

Fazenda poderá entrar na mira das autoridades instigativas - Foto: Ascom/Divulgação
Reportagem: Ascom – Foto: Ascom/Divulgação