Representantes do Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG) de Miranorte estiveram nesta quarta-feira, 23, na sede da Secretaria de Segurança Pública do Tocantins (SSP/TO) em Palmas. O grupo apresentou ao secretário Bruno Azevedo propostas de parcerias para viabilizar a construção de uma sede própria para a 66ª Delegacia de Polícia Civil, que atende ao município e hoje funciona em um prédio alugado.
Também foi discutida a possibilidade da implantação de uma unidade da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) em um prédio separado na cidade. A ideia é que as duas obras sejam viabilizadas com o apoio do poder público municipal. A prefeitura da cidade concordou em fazer a doação de um terreno para a construção da obra. O grupo agora discute a captação dos recursos necessários.
O vice-presidente do CONSEG de Miranorte Renato Ficher disse que a parceria tem o apoio da sociedade civil. “A demanda de Miranorte é muito grande, principalmente relacionado a violência doméstica. Quando a gente conseguir concluir essa implantação, vai ficar muito bom para o município. Vai ajudar muito na segurança”, comenta.
A vice-prefeita de Miranorte, Antônia Braga, esteve presente e reforçou o compromisso da gestão com o projeto. “Viemos buscar a construção da Delegacia da Mulher, que é um sonho de nós miranortenses. Queremos acolher nossas mulheres com mais amor, com mais aconchego. A gente sai daqui com o coração grato, porque o assunto foi muito bem recebido”, disse ela.
A presidente da Câmara de Miranorte, vereadora Thallita Barbosa, disse que a iniciativa também é apoiada pelo Poder Legislativo municipal: “É de extrema importância, fundamental que a gente tenha essa sede da polícia. A gente veio atrás desse recurso hoje e queremos, muito em breve, estar com a sede própria”.
A melhoria das condições na região também é uma prioridade para a SSP/TO. “Ver a mobilização de forças em prol da segurança de toda uma região nos dá confiança de que a demanda será atendida de forma mais ágil. As duas obras são essenciais para permitir a melhora do fluxo de atendimento e consequentemente melhorar a prestação do serviço para a comunidade”, finaliza o secretário de Segurança Pública Bruno Azevedo.
Reportagem: João Guilherme Lobasz/Governo do Tocantins – Foto: Edsom Gilmar