
Gestores e técnicos da Assistência Social dos Municípios do Tocantins marcaram presença no 25º Congresso Nacional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (CONGEMAS), um dos principais espaços de debate e pactuação de políticas públicas do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que ocorre de 05 a 07 de novembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF). Com o compromisso de fortalecer a atuação dos Municípios tocantinenses no cenário nacional, a delegação do Estado participa de painéis, oficinas e espaços de diálogo sobre cofinanciamento, proteção social, vigilância socioassistencial, gestão do CadÚnico e aprimoramento das políticas voltadas às famílias em situação de vulnerabilidade.
Para garantir a presença e a mobilidade dos representantes municipais durante o congresso, a Associação Tocantinense de Municípios (ATM), em parceria com o Governo do Estado do Tocantins, disponibilizou apoio logístico aos gestores. A iniciativa assegurou transporte interestadual, por meio de ônibus para deslocamento até Brasília, além de translado interno na Capital Federal. A ATM também concedeu refeições aos participantes, reforçando o compromisso institucional de apoiar e viabilizar a participação efetiva dos Municípios no maior encontro da Assistência Social brasileira. Ao todo, cerca de 40 gestores municipais utilizaram a estrutura disponibilizada.
O presidente da ATM, prefeito de Cristalândia, Big Jow (UB), destacou a importância do incentivo. “O CONGEMAS é um movimento de fortalecimento das políticas públicas em Assistência Social, com discussões fundamentais para a execução e aperfeiçoamento do SUAS nos Municípios. Favorecer a ida dos nossos gestores municipais é contribuir com o debate nacional e com essa área que carece de investimentos e recursos para que possa cumprir sua nobre missão de amparar quem mais precisa do poder público”, afirmou.
O 25º CONGEMAS reúne anualmente secretários, técnicos e gestores da assistência social de todo o país para discutir avanços e desafios do SUAS. O evento tem como objetivo fortalecer as políticas socioassistenciais nos municípios, promover o intercâmbio de experiências e ampliar o diálogo sobre financiamento, proteção social, enfrentamento das vulnerabilidades e execução das políticas sociais.
A presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social do Tocantins (COEGEMAS/TO), Débora Dutra, ressaltou a contribuição da ATM. “Em nome do COEGEMAS/TO, agradecemos o suporte concedido pela ATM para que os gestores do Tocantins pudessem participar deste importante congresso. Também agradecemos por viabilizar o encontro do nosso colegiado com a senadora Professora Dorinha, ocasião em que apresentamos a importância da aprovação da PEC 383/2017 para a Assistência Social de todo o Brasil”, destacou.
A PEC 383/2017, conhecida como a Proposta de Emenda Constitucional do SUAS, tem como principal objetivo assegurar a assistência social como política de Estado, garantindo financiamento permanente e proteção orçamentária aos serviços, programas e benefícios executados nos Municípios. Considerada estratégica por gestores e trabalhadores do setor, a matéria reforça a estrutura do Sistema Único de Assistência Social. Apesar de sua relevância, a proposta ainda aguarda votação no plenário da Câmara dos Deputados, mobilizando entidades e gestores pela sua aprovação.
O 25º CONGEMAS segue com intensa programação nesta sexta-feira, 07, com painéis nacionais, oficinas simultâneas, debates sobre financiamento, vigilância socioassistencial, gestão de emergências e governança interfederativa, consolidando-se como um dos principais espaços de articulação da Assistência Social no país.

Grupo participou do evento em Brasília - DF - Foto: Ascom/Divulgação
Reportagem: Assesoria/ATM – Foto: Ascom/Divulgação