
Profissionais de imprensa do Tocantins, especialmente em Araguaína e Palmas, estão se mobilizando para chamar atenção sobre um problema crescente: a proliferação de veículos “fantasmas” comandados por influencers e assessores parlamentares sem preparo jornalístico, que recebem dinheiro público para produzir conteúdo muitas vezes apenas de fachada.
Para enfrentar a situação, jornalistas das duas cidades estão dialogando e organizando uma carta aberta, que pretende reunir o maior número possível de assinaturas.
O documento cobrará medidas concretas para regulamentar o acesso a verbas públicas, garantindo que apenas profissionais qualificados e comprometidos com a apuração da verdade possam atuar como representantes da imprensa.
A iniciativa reafirma um princípio essencial: informação é um direito da população, não uma moeda de troca para autopromoção ou interesses políticos. A mobilização busca valorizar o trabalho sério da imprensa tocantinense e estabelecer critérios claros que defendam a ética jornalística e o uso responsável do dinheiro público.
Stoff Costa é Jonalista no Tocantins - Araguaína - TO 17 de janeiro de 2026